sexta-feira, 12 de março de 2010

5º Sarau Caiçara - Pinacoteca Benedito Calixto - Percutindo Mundos


Sarau Caiçara

Em sua 5º edição o “Sarau Caiçara - Pinacoteca Benedito Calixto” traz ao público do litoral paulista a oportunidade de conhecer novos escritores, músicos, bailarinos, jornalistas e pesquisadores antenados com a necessidade de criar, debater e divulgar a arte contemporânea caiçara.


Seu clima de celebração vem atraindo um público cada vez maior, contagiado pela vontade de criar e debater suas raízes culturais. Em suas edições anteriores contou com a participação de nomes como o do compositor e maestro Gilberto Mendes, criador do Festival Música Nova e responsável pela reinvenção da música erudita, o pianista Antonio Eduardo, a cantora Mirianes Zabot, o escritor Rui Mascarenhas, responsável pelo sarau da Casa das Rosas – São Paulo /SP - entre tantos outros artistas e pesquisadores vindos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Grande São Paulo.


Nessa edição, prevista para as 16 hs, Flavio Viegas Amoreiras - escritor vanguardista do sentimento atlântico do mundo, importante colaborador de jornais e sites, poeta, jornalista e agitador cultural,.lerá trechos do livro “A invenção de Orfeu” de Jorge de Lima. O grupo experimental Percutindo Mundos, que vem se destacando como um dos mais criativos e originais músicos da região, mostrará trabalhos inéditos misturando o universo da poesia, música e filosofia. A bailarina Célia Faustino apresentará a performance “Exílios”, inspirada na longa viagem dos imigrantes europeus para o Brasil. O evento contará com a participação do escritor José Geraldo Neres, representando a Casa da Palavra – Santo André /SP, o poeta Marcelo Ariel – Cubatão /SP, o escritor e jornalista Alessandro Atanes, o Trio Kaanoa, cujo trabalho resgata a ciranda caiçara e os ritmos brasileiros, os fotógrafos Adilson Félix e Biga Appes.

O Sarau Caiçara faz parte do Mapa Literário do Estado de São Paulo e acontecerá dia 13/03 - Sábado - as 16 hrs, na Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Santos /SP – tel. 13-32882260). Entrada gratuita.

Nenhum comentário: