terça-feira, 27 de julho de 2010

A Música Contemporânea Caiçara - Signos e Re-siginificações da Identidade Caiçara



MÚSICA CONTEMPORÂENA CAIÇARA
Seus signos e Re-siginificações.


Márcio Barreto
Instituo Ocanoa – São Vicente /SP - 2010


O som. Nietszche reportava-se aos pré-socráticos para re-significar o eterno retorno (1), onde o ato se repetiria infinitamente no tempo. Desse modo, ao avaliar fatos históricos, levaríamos em conta sua permanência absoluta, o evento repetindo-se sempre igual e produzindo os mesmos efeitos pela eternidade. Mas como entender as noções de tempo e espaço a partir dessa premissa? A Física Newtoniana (2) compreendia o espaço como tridimensional e absoluto, sujeito às leis da geometria euclidiana e separado do tempo que fluiria de maneira uniforme e independente. A Teoria da Relatividade (3) adverte que todas as noções de tempo e espaço estão atreladas aos observadores e variam de acordo com suas velocidades ao observar um mesmo evento, gerando a concepção do espaço-tempo, um continuum quadridimensional, inseparável e relativo. A Física Quântica observa que os átomos são vastas regiões de espaço onde se movem minúsculas partículas. Suas unidades sub-atômicas podem existir como partículas ou como ondas, confinadas a um volume extremamente pequeno ou espalhadas por uma vasta região do espaço (4).


Chegamos então a Teoria das Cordas (5), ou Teoria das Super-Cordas, que vê o universo constituído por filamentos unidimensionais vibrantes, semelhantes às cordas, criando diferentes partículas conforme sua vibração. Através de seus postulados matemáticos afirmam que nosso universo possui 11 dimensões: um basta ao universo tridimensional. A teoria prevê ainda a existência de outros objetos constituintes como pontos ou membranas.

O som. Imaginemos que um som ao ser produzido se repita infinitamente pelo tempo, imaginemos que ele transite não apenas pelo espaço onde é produzido, mas que trafegue por todas as suas dimensões.

As novas teorias físicas permitiram que nossa visão de universo compreendesse um horizonte amplo e em constante movimento, transformando-se a cada nova descoberta. Não por acaso, utilizam exemplos tirados diretamente da música para tornar compreensível o que dizem. Como na Teoria das Cordas onde comparam os elementos constitutivos do universo com a corda de um violão produzindo diferentes sons ao ser tocada em pontos diferentes. Chegamos assim à idéia de um universo extremamente mutável, infinito e em contínua expansão.

Por outro lado, a realidade desse universo se bifurca na construção de um universo paralelo e virtual, onde super-redes de computadores unem e potencializam o conhecimento humano.

O nomadismo que possibilitou a combinação de diferentes signos, suas traduções, fusões e re-significações, encontra nas redes mundiais um campo fértil para suas transformações, onde o local funde-se com o universal e o indivíduo ao coletivo. Novas tecnologias, como a computação em nuvens, possibilitam a construção virtual de uma inteligência coletiva, feita através de identidades pessoais. Em filosofia, a identidade pessoal é o que define o indivíduo como tal em um ou outro momento de sua existência, um conjunto de referências e signos que possibilitam o reconhecimento do ser. Mas como assegurar essa identidade em um mundo virtual onde podemos mudá-la e reinventá-la a cada instante, onde as referências étnicas, raciais, lingüísticas, religiosas, regionais e nacionais modificam-se de acordo com as possibilidades da reinvenção? Em suma, podemos afirmar que o conceito dessa individualidade é extremante mutável, modificando-se de acordo com a vontade do indivíduo em expressar determinados traços de sua psique. O mesmo ocorre com a identidade cultural de uma região ou país, cada vez mais alterada pelos processos de globalização (6). Acredita-se que exista um centro irradiador de cultura, responsável pela influência e direcionamento da cultura mundial. Mas saber que tais e quais países influenciam outros culturalmente, seja através de seu idioma, de seus costumes, música, filmografia, etc., não significa, necessariamente, que não sejam influenciados também.

A tendência à miscigenação cultural é um caminho irreversível, influenciar e ser influenciado. Se por um lado, verifica-se a massificação da cultura, por outro, a possibilidade de pequenas culturas terem atenção é maior. A Tropicália, por exemplo, que na década de 60 influenciou a música brasileira, nos dias de hoje tem influenciado a música americana (7). Num processo de reconhecimento e reavaliação musical, os americanos perceberam a incrível tendência que a Tropicália continha: exatamente o poder de romper barreiras e perpetuar a miscigenação cultural. Pois, como comentaria Marshall McLuhan (8), vivemos em uma “aldeia global”, sintetizada por uma rede infinita de mensagens e meios, de novas mídias de comunicação, onde podemos legar nossas experiências e seus impactos sensoriais. O universo com suas galáxias de idéias. Entretanto tamanha diversidade e fragmentação, segundo Stuart Hall (9), aviva uma “crise de identidade oriunda do deslocamento das estruturas e processos centrais das sociedades contemporâneas, abalando os antigos quadros de referência que proporcionavam aos indivíduos uma estabilidade no mundo social”. Talvez a crise consista exatamente no ponto em que tentamos precisar a identidade como um caráter permanente, esquecendo-nos de sua mutabilidade intrínseca.

Ao tratar da “música contemporânea caiçara”, procuramos refletir sobre como referências locais e históricas possibilitam um processo de re-significação e miscigenação de identidades culturais estrangeiras, trançando um paralelo entre a tradicional identidade caiçara e a contemporânea em sua “movência” e na longevidade de seus signos. Caa-içara é uma palavra de origem tupi que significa “armadilha ou cercado de galhos”. Segundo Antonio Carlos Diegues (10), o caiçara é o indivíduo de comunidades tradicionais de pescadores localizadas no litoral sul do Rio de Janeiro, no litoral de São Paulo e no litoral norte do Paraná. Vive em comunidades isoladas e sobrevive basicamente da pesca e da agricultura de subsistência. Cultural e geneticamente é fruto da miscigenação entre índios, portugueses e africanos, ocorrida nos primeiros tempos da colonização. Produz artesanato funcional e seu universo musical baseia-se no Fandango - música original dos salões da nobreza européia que mais tarde ganharia o gosto popular. Algumas regiões, como a Baixada Santista - inserida geográfica e historicamente na definição que acabamos de comentar, diferem dela pela sua atual organização econômica e pelo cosmopolitismo. Porém, não é difícil supor que, na origem dessas regiões, o modo de vida inicial era muito similar. Imagine-se, por exemplo, a época em que vivia o bacharel Cosme Fernandes (11), hoje São Vicente – Litoral Paulista, mais de trinta anos antes da chegada de Martim Afonso. É natural supor que o conhecimento trazido pelo bacharel se uniu à sabedoria indígena, possibilitando o modo de vida caiçara.

O caiçara das comunidades tradicionais tem seu modo de vida preservado porque vive em regiões ainda isoladas, entretanto restringir o verdadeiro alcance de sua identidade cultural é persistir em uma visão acadêmica e tacanha que insiste em limitá-la. Sua identidade está na gênese e na formação do povo brasileiro, tendo se alastrado através dos bandeirantes paulistas liderados pelos portugueses e jesuítas que tinham como principal força de trabalho o caiçara vindo do litoral, mais precisamente de São Vicente. O movimento das Bandeiras (12) alcançou as terras do Paraguai depois de desbravar o Sertão Paulista, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. Ao mesmo tempo em que destruíam, matavam e aprisionavam, os bandeirantes levavam consigo sua herança cultural, seus hábitos, suas crenças, alimentação e conhecimentos naturais.

A partir do final do séc. XIX, com a chegada dos imigrantes estrangeiros, a região portuária de Santos possibilita uma nova onda de miscigenação cultural e genética. É bom lembrar que, durante a maior parte de nossa história, todo conhecimento, toda cultura, chegava pelo mar e aportava nessa região, para depois ser levada para o resto do Brasil. Assim, afirmamos que o Brasil tem uma gênese caiçara formadora da identidade brasileira.

Entrementes, ainda se vislumbra o caiçara apenas em sua concepção histórica e estática, deixando de observar como essa cultura se trans formou ao longo dos séculos, mesclando culturas estrangeiras para formar uma identidade nacional caracterizada pela miscigenação de povos.

A partir dessas reflexões o grupo experimental “Percutindo Mundos”, criado em São Vicente, Litoral Paulista, no ano de 2008 começa a criar uma nova concepção musical, fruto não da fusão de diferentes estilos musicais pré-existentes, mas sim da re-significação de identidades culturais e de suas referências no contemporâneo.

Em sua obra ressalta-se a harmonia dos timbres mais do que a harmonia das notas, expressando a música em livres associações e experimentações. Sua diversidade instrumental e a criação de novos instrumentos e de técnicas diferenciadas de uso, assim como a percussão corporal e vocal, possibilitam uma tessitura que remete ao imagético das florestas, vilas, centros cosmopolitas, e da relação do homem com o mar e o universo. Uma música que sintetiza a gênese caiçara, ancestral, mistura dos traços da cultura indígena, portuguesa e africana.

Seu minimalismo (13) difere do convencional na medida em que não utiliza as longas repetições em série ou a estaticidade, mas faz da repetição uma possibilidade de mudança na medida em que transfere os sons para timbres diferentes, desconstruindo as células rítmicas e alterando cadências e andamentos em formas melódicas. Aproxima-se mais do minimalismo literário, onde a economia das palavras possibilita a contextualização e permite a livre significação. É uma música que sugere ambiências, que trabalha a sinestesia das imagens e dos timbres.


Encontra-se fortemente ligada à literatura, onde as letras de suas músicas são textos literários expressos através da música falada ou de melodias valorizando a palavra em sua profundidade, densidade e simplicidade.

Outra característica é a aleatoriedade (14), compreendida como o elemento vivo da música, está estruturada na mistura da composição com o improviso (aleatoriedade limitada), e na “música livre”, processo onde o público é convidado a improvisar aleatoriamente com os músicos. Uma música que a cada execução se transforma.

Sua obra é comunicada através de sites e redes de relacionamento. Desse modo a “música contemporânea caiçara” é fruto de um processo de re-significação oriundo de profundas e constantes transformações nos meios tecnológicos, onde o receptor altera o conteúdo de mensagens e recria novas concepções através de hibridismos e miscigenações.




Bibliografia


(1) Deleuze, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Porto, Portugal: Ed. RES.
(2) GLEICK, James. Isaac Newton, uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
(3) Einstein, Albert. Teoria Geral da Relatividade. 1916.
(4) Capra, Fritjof. O Tao da Física. São Paulo: Editora Cultrix, 2000.
(5) Kaku, Michio. Hiperespaço: uma odisséia científica através de universos paralelos, empenamentos do tempo e a décima dimensão. Rio de Janeiro: Rocco (2000).
(6) Naisbitt, John. Paradoxo global. Campus, 1994 (Rio de Janeiro).
(7) Midani, André. Música, Ídolos e Poder – Do Vinil ao Download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
(8) McLuhan, Marshall. Guerra e Paz na Aldeia Global. Ed. Record, 1971.
(9) Hall, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.
(10) Diegues, Antonio Carlos. As Populações Tradicionais: Conflitos e Ambigüidades "O Mito Moderno da Natureza Intocada". NUPAUB-USP, 2004
(11) Young, Ernesto Guilherme, "Subsídios para a História de Iguape e seus fundadores". Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1902.
(12) HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. Brasília, Editora da UNB, 1963.
(13) Mendes, Gilberto. Uma Odisséia Musical. Edusp
(14) Mendes, Gilberto. Uma Odisséia Musical. Edusp

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