segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MidiAtivaSantos.com - I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara

Celebrando o caiçarismo
05/09/2010

Por Simone Ribeiro MidiAtivaSantos.com

Fotos: Lana de Oliveira

http://www.midiativasantos.com/materia.php?id=86

Quem esteve presente à Casa da Frontaria Azulejada, no último domingo de agosto, pode conferir as mais diversas expressões culturais de nossa região reunidas na 1ª Mostra de Arte Contemporânea Caiçara.

O evento reuniu fotógrafos, artistas plásticos, músicos e compositores, coreógrafos e dançarinos, e demais artistas que puderam exibir suas produções e ideias e manifestações. Como em um grande sarau artístico, a Mostra também serviu como reflexão sobre a identidade cultural da região, tão rica em sua diversidade.

Da apresentação única dos índios guarani Mbya, da Aldeia Panapuã de São Vicente ao coral Fosfertil Baixada santista, conduzido por Meire Berti. A programação da mostra também contou com a presença ilustre do compositor Gilberto Mendes e artistas tradicionais como o escritor Flávio Viegas Amoreira.

A arte contemporânea também foi lembrada nos grafites e cartazes da Coletivo Action. “Buscamos escolher sete da nossa série de pôsteres para exibir. Alguns questionam algumas coisas em relação ao estilo de vida do santista, outros que supervalorizam a identidade de Santos e sua importância cultural. A ideia é confrontar esses dois valores já que amamos Santos, mas somos conscientes dos problemas que existem aqui”, explica Raphael Morone, idealizador dos cartazes da Action.

A série de nome “Supremacia Caiçara- Um olhar gostosinho sobre Santos” foi criada em 2009, pelo pessoal da Coletivo Action, e mostra a identidade do trabalho realizado por Raphael, Rui Costa e Roberto Iwai, idealizadores do blog que é referência santista em identidade cultural santista.



Confira na íntegra entrevista com o curador e idealizador da Mostra, Márcio Barreto.

MA - Quando e como surgiu a ideia de se realizar a Mostra de Arte Contemporânea Caiçara?

Márcio - A idéia de realizar a Mostra surgiu com consequência do trabalho que realizamos nos últimos dois anos através dos encontros e saraus caiçaras. Realizamos três encontros na Baixada Santista (Santos e São Vicente) e um em Paraty, Rio de Janeiro. O Sarau Caiçara, realizado na Pinacoteca Benedito Calixto, está em sua sétima edição e consta no Mapa Literário do Estado de São Paulo.

MA - Fale um pouco do tema da Mostra. Por que Conectividade?

Márcio - O tema da Mostra retrata a importância e a necessidade que temos em aproximar artistas, pesquisadores, jornalistas e público. Somente através dessa conectividade poderemos desenvolver um trabalho de profunda reflexão sobre quem somos. Basta lembrar que na história do homem os povos que mais se desenvolveram foram aqueles que mantiveram maior contato com culturas diferentes.

MA - Muitas pessoas compareceram à Casa da Frontaria Azulejada para conferir a performance dos artistas presentes. Você acredita que o objetivo da Mostra foi alcançado?

Márcio - O principal objetivo da Mostra é provocar reflexão através da arte. Discutir nossa identidade cultural e como ela interfere em nossa produção artística.



MA - Qual a importância de um evento como a Mostra para o incentivo à cultura caiçara da região?

Márcio - Através da Mostra discutimos a relação entre o ancestral e o contemporâneo, assim abrimos espaço para a valorização da cultura caiçara e de sua renovação constante, incentivando novos olhares e reflexões.

MA - Há planos de uma nova edição da Mostra em 2011? Já estão pensando na próxima?

Márcio - Sempre. A idéia é unir todo o litoral paulista e o sul do Rio de Janeiro (Paraty). Estamos também arquitetando a "I Virada Caiçara" com uma programação mais extensa e que envolverá várias cidades da região.

MA - Uma Mostra que contou com a presença de importantes nomes como Flavio Viegas Amoreira, Gilberto Mendes deveria entrar para o Calendário dos eventos culturais de Santos. Você acha que essa pode ser uma realidade futura para Mostra de Arte Contemporânea?

Márcio - Certamente. O Poder Público vem se mostrando um grande apoiador da idéia, mas para que isso aconteça é necessário que estejamos cada vez mais junto ao público. Para essa primeira edição da Mostra contamos com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, São Vicente e Cubatão que nos ajudaram com equipamentos, transporte e divulgação. Para se ter uma idéia houve cerca de 1.100 referências para a Mostra na Internet, além de matérias em jornais.

MA - Fale um pouco sobre a ideia de se criar o Dia do Caiçara. Como ele pode ser instituído e qual a sua importância?

Márcio - O Dia do Caiçara representa a importância de nossas origens culturais e de como elas moldaram nossa identidade. O Projeto de Lei foi apresentado em setembro de 2009 pela vereadora Telma de Souza, mas encontra-se parado. Assim, é preciso que nos mobilizemos para que ele seja aprovado.

Confira aqui o ensaio MA exclusivo no Clique da Vez sobre a Mostra Caiçara!

Nenhum comentário: