sábado, 11 de setembro de 2010

Eutonia e Sensibilização Musical - SESC Santos

Inscrições abertas no SESC Santos - Eutonia e Sensibilização Musical - Célia Faustino e Márcio Barreto - Percutindo Mundos - SESC Santos

Eutonia - Música – Improvisação

A Eutonia é uma prática corporal que desenvolve um estado de presença e restabelece a capacidade de uma melhor adequação do tônus de acordo com cada circunstância.É uma estado no qual todo movimento é realizado com um mínimo de energia e um máximo de eficácia. Os movimentos realizados na eutonia são chamados, por vezes, de movimentos orgânicos. O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (espaço, objetos, outros seres, os sons, as forças da Física). É um caminho preventivo indicado para pessoas de todas as idades já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Músicos, dançarinos, atletas, atores, artistas e artesãos se beneficiam muito com a prática.

Sensibilização musical é um método onde o aluno terá acesso às bases teóricas e práticas da iniciação musical, nunca deixando de lado a experimentação, a descoberta e a criação. Fundamenta-se no estímulo da criatividade individual e de grupo. Desenvolve a consciência de tempo, ritmo, harmonia, timbre e dinâmica. Utiliza o conhecimento adquirido para a composição musical através de exercícios de improvisação.
Improvisação é o momento no qual se desenvolve a criatividade com experimentações utilizando os conhecimentos adquiridos e coletados nos processos de consciência corporal vivenciados na eutonia, e no processo de sensibilização musical. Seu objetivo é a “exteriorização” das impressões previamente interiorizadas, viabilizando um espaço para uma prática reflexiva. A orientação das oficinas objetiva despertar no aluno o seu potencial enquanto intérprete-criador, descobrindo técnicas e caminhos para o enriquecimento de sua expressão individual. Assim, a espontaneidade, a imprevisibilidade, a liberdade de criação, a sensibilidade no instante criador e a exteriorização das sensações internas fazem parte da natureza da improvisação. Toda atividade artística prescinde de processos que estimulem experiências subjetivas, que ampliem as possibilidades de conhecimento e expressão do sujeito no mundo.

O projeto “A Eutonia aplicada à Sensibilização Musical” tem como objetivo despertar a expressão criativa através da experimentação, utilizando-se do próprio corpo enquanto processo de significação e transformação, do seu espaço interno e externo; assim como sua relação com o mundo dos timbres, notas, alturas, ritmos e instrumentos musicais. Tem como objetivo ainda estimular o ser criativo através da reflexão artística e filosófica, trabalhando a identidade cultural em sua ancestralidade e contemporaneidade, como potencial de mudança e inovação. Fundamenta-se no despertar da criatividade e da expressão artística, provocando o surgimento de novos olhares que servem de base para a formação de um público diferenciado, pois experimenta e vivencia todo o processo criativo.

Nenhum comentário: