sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sarau Filosófico - SESC Santos


Debatendo idéias e essências


29/10 as 18:30 no auditório do SESC Santos. O “Sarau Filosófico” é um projeto que une artistas e pesquisadores em torno da reflexão sobre arte e identidade cultural. Com dois palestrantes e um mediador discute-se o processo criativo, as referências, influências, perspectivas e realizações dos artistas convidados. Sempre unindo duas diferentes linguagens artísticas, o evento debate a obra em seu processo criativo, suas referências, influências e pesquisas, assim como suas perspectivas, divulgação, mídias alternativas e propostas para o fortalecimento da arte contemporânea caiçara. O primeiro encontro acontecerá em 29/10 as 18:30 hs no auditório do SESC Santos com os convidados Gilberto Mendes e Flávio Viegas Amoreira. O Sarau Filosófico antecede o lançamento do CD do compositor Gilberto Mendes pelo selo SESC "Cavalo Azul", com poemas de Flávio Viegas Amoreira e do concretista Augusto de Campos. A mediação é do compositor Márcio Barreto (Percutindo Mundos).

Objetivos:

- promover o debate filosófico sobre a produção cultural regional
- estimular a pesquisa e a criação artística
- apoiar os criadores e suas obras
- resgatar nossas tradições e misturá-las ao contemporâneo
- facilitar à população às fontes de cultura
- estimular a produção e difusão cultural e artística regional
- proteger as diferentes expressões culturais brasileiras
- preservar o patrimônio cultural e histórico local


Convidados:

Gilberto Mendes
Compositor

Iniciou seus estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos, com Savino de Benedictis e Antonieta Rudge. Praticamente autodidata em composição, compôs sob orientação de Cláudio Santoro e Olivier Toni, e freqüentou Ferienkurse fuer Neue Musik de Darmstadt, Alemanha, em 1962 e 1968. É um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado pela revista de arte de vanguarda Invenção, de 1963. Foi porta-voz da poesia concreta paulista, do grupo Noigandres. Como conseqüência dessa tomada de posição, tornou-se um dos pioneiros no Brasil no campo da música concreta, aleatória, serial integral, mixed média, experimentando ainda novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, com a criação do teatro musical, do "happening". Também professor universitário, conferencista, colaborador das principais revistas e jornais brasileiros. Gilberto Mendes é o fundador (1962) e ainda o diretor artístico e programador do festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América. Como professor convidado e composer in residence, deu aulas emThe University of Wisconsin-Milwauke, na qualidade deUniversity Artist 78/79; e emTinker Visiting Professor, distinção que somente personalidades como o escritor argentino Jorge Luís Borges e o brasileiro Haroldo de Campos já tinham recebido. Além dessas duas distinções no exterior, Gilberto Mendes recebeu, no Brasil, entre outros, o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, e também diversos prêmios da APCA, o I Prêmio Santos Vivo, dado pela Ong de mesmo nome, pela sua obra "Santos Football Music", além da indicação para o Primeiro Prêmio Multicultural do jornal "O Estado de São Paulo", a Bolsa Vitae, o prêmio Sergio Mota hors concours 2003 e o título de "Cidadão Emérito" da cidade de Santos, dado pela Câmara Municipal de Vereadores. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, no ano de 2004, o autor recebeu a insígnia e diploma de sua admissão na Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendador, do Ministério da Cultura, das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Verbetes com seu nome constam das principais enciclopédias e dicionários mundiais, como o GROVE inglês, o RIEMAN alemão, o importantíssimo Dictionary of Contemporarry Music, de John Vinton (USA), e inúmeros outros. Sua obra já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e EUA.

Flávio Viegas Amoreira
Escritor

Flávio Viegas Amoreira (Santos-SP, 1965). Escritor, crítico literário e jornalista. Publicou cinco livros pela Editora 7Letras, do Rio de Janeiro: Maralto (2002, poesia); A biblioteca submergida (2003, poesia); Contogramas (2004, contos); Escorbuto, cantos da costa (2005, poesia) e Edoardo, o ele de nós (2007, romance). Publicou, ainda, Os contornos da serra são adeuses do oceano ao cais, de poesia, editado pelo selo experimental Dulcinéia Catadora e Sampoema, pelo Atêlie Acaia, ambos de São Paulo. Considerado um dos mais inovadores autores de vanguarda brasileiro, foi incluído na denominada Geração 00, grupo de escritores que se destacaram na primeira década do século e que terá reunido suas obras numa antologia organizada pelo crítico literário Nelson de Oliveira, para a Editora Boitempo, em 2010. Colaborador de diversos jornais, revistas literárias e sites, seus livros foram adotados por universidades norte-americanas e européias, tendo obras traduzidas para o inglês pelo professor e "brasilianist" Charles Perrone, da Florida of University e comentada pelo acadêmico português Luis Serguilha. Dramaturgo, estreou em junho de 2009 o monólogo Clarice Lispector: roteiro do insondável e prepara-se para lançar dois novos livros: Santiago além de João, sobre a obra do cineasta João Moreira Salles e O vazio refletido na luz do nada, onde implode a noção de gêneros, como prosa e poesia. Ativista cultural e libertário, o autor participa de vários movimentos pela Cultura e pelos direitos homossexuais. Já foi musicado pelo compositor Gilberto Mendes, tem parcerias com artistas plásticos e liderou 2 movimentos literários: "A literatura do Estilhaço" e "Transmodernidade". Recentemente, causou enorme polêmica ao ser entrevistado no programa "Provocações", de Antonio Abujamra. Historiador, luta pelo resgate das tradições de vanguarda do Litoral Paulista e nos meios iconoclastas de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2009, lança No Vinho, o Verso, de poesia, com gravuras de Paulo Von Poser e coordenação de Cláudio Vasquez, impressor de Tomie Ohtake.

Mediador:

Márcio Barreto
Compositor
Líder do grupo experimental “Percutindo Mundos”. Compositor e multi-instrumentista (rabeca, flauta doce e contralto, clarinete, acordeom, teclado, escaleta, violão e percussão). Luthier: criador dos instrumentos quimbau, trimbau, flauta smetakiana, adufo calunga. Coralista do Coral Fosfertil Baixada Santista – regido por Meire Berti. Pesquisador da Cultura Caiçara: “O Brasil Caiçara – uma nova abordagem sobre a gênese da identidade brasileira” (palestras na UNESP – São Vicente /SP, Casa da Cultura de Paraty – Paraty /RJ e Oficina Regional Pagu – Santos /SP). Escritor: Totem (romance), O Novo em Folha (poesia), O Ser e o Pensamento (filosofia), Atro Coração (teatro). Ator: “Poetar Acordar para o Sol” (direção Douglas Gonçalves), “O Guará do Lago Encantado (grupo TVG, direção Paulo Maurício), “Tem Cupim na Torre da Igreja (grupo TVG, direção Paulo Maurício), “Perto de Lugar Nenhum” (Kabuk, direção Egbert Mesquita). Fotógrafo: exposições na Pinacoteca Benedito Calixto (Santos /SP), Casa da Cultura de Paraty (Paraty /RJ) e Parque Cultural Vila de São Vicente (São Vicente /SP). Organizador do “Sarau Caiçara – Pinacoteca Benedito Calixto” (Mapa Literário do Estado de São Paulo) e dos Encontros de Cultura Caiçara realizados em São Vicente, Santos e Paraty e da "I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara - Casa da Frontaria Azulejada" - Santos /SP.

Nenhum comentário: