terça-feira, 23 de novembro de 2010



Percutindo Mundos – O Universo em Movimento

Nascido em 2008 em São Vicente - litoral paulista, pelo encontro de não-músicos que misturaram música à filosofia, literatura às artes visuais, o ancestral ao contemporâneo, as raízes à virtualidade, criando uma nova concepção musical – a música contemporânea caiçara.

Caracterizada pela harmonia dos timbres, o minimalismo, a aleatoriedade e o experimentalismo, surge da re-significação de identidades culturais através da miscigenação caiçara, unindo referências indígenas, européias e africanas.

Desde seu início atua na criação de instrumentos musicais. Coordena oficinas culturais, debates, palestras e encontros com artistas e pesquisadores.

O resgate das origens caiçaras e sua mistura à criação de vanguarda, possibilita paisagens sonoras que vão do puro tribalismo à urbanidade e ao cosmopolitismo típicos de uma região que foi a entrada do mundo no Brasil, o litoral paulista.

A música contemporânea caiçara baseia-se na criação de novos instrumentos musicais e de técnicas diferenciadas para os já existentes, além de utilizar objetos, percussão corporal e vocal. Com aproximadamente 90 instrumentos, entre os quais rabeca calunga, violão batido, trimbau, quimbau, aerofone, tum (tambor) - todos de nossa criação, além de djeridoo, chuveiro de chaves, djembe, atabaque, pandeiro, castanholas, reco-reco, flauta doce e contralto, escaleta, clarinete, banjo, acordeom, introduzimos em nossa música a literatura, a fotografia, a dança, o teatro, o cinema e a filosofia. Nosso trabalho é fruto de pesquisas históricas e culturais que desenvolvemos no litoral paulista e no litoral sul do Rio de Janeiro.



Percutindo Mundos


Márcio Barreto - composição, voz, percussão, flauta, escaleta, clarinete, quimbau, rabeca, acordeom, teclado, banjo, djeridoo
Célia Faustino - voz, percussão, dança
Fernando Santos - percussão
Paulo Infante - voz, percussão, violão batido, quimbau

Nenhum comentário: