terça-feira, 12 de abril de 2011

Regina Alonso lança o livro "Circularidade"




CIRCULARIDADE



O livro Circularidade, editora ViceRei, Capa - Arte de Renato Di Renzo, traz poemas de minha autoria sobre o tempo circular e transitório no fluir da vida... Tempo inexorável, inalienável do cotidiano, costurando fatos e memória, num incessante ir e vir. Tempo cúmplice de transformações e aceitação (e às vezes, perplexidade) diante do que não podemos modificar. Ao final, a surpresa: abrem-se as portas dos bastidores, e o leitor compartilha desse lugar sagrado, nascedouro da matéria do poema... lavra resto memória sons imagens cores... “nadas” deglutidos para o (re)torno para o devir, num tempo de construção de poemas e dissolução em outros (poemas).



Flávio Viegas Amoreira, escritor e jornalista, faz a crítica literária: O mistério não está no que invisível, mas na força profunda, abissal que Regina resgata do vísivel: a luz cósmica refletida na imanência alinhavada por sua Alma poetizando margens e veredas. Na resistência de sua escritura comungamos a Arte como última instância humana vencendo o vazio e a bruteza. Oficiante dum rito laico: a sagração do simbólico (...) o Tempo é o tema recorrente que só os sábios alçam abordar. Seu universo nos doa o sagrado desde o ínfimo ao galático. Contemplo as aves no ar/Cortando o espaço certo/Partindo para chegar. Lapidar oficiante do lirismo eterno. Conteúdo e forma viscerais, literatura necessária a quem aspira ascese ao denso das esferas: cósmicas circularidades. Literatura aqui mora e se desdobra....

Eunice Tomé, jornalista e escritora, no prefácio, inclui “a amiga e poeta das mais consagradas, Alice Ruiz, onde em um trecho de sua poesia Se Eu, identifica-se com o conteúdo deste livro Circularidade. Ela diz: se eu não fosse poeta/não teria/essa estranha sensibilidade/que me impele/de ver tudo claro/que me faz amar o raro/de toda impossibilidade”.

Para Alice Mesquita, tradutora, pesquisadora em literatura e história, “adentrar o livro CIRCULARIDADE é aceitar um convite para ingressar no universo poético de Regina Alonso – um universo em círculos concêntricos, que parte da alma em busca de si e a ela volta em plenitude. As asas abertas, Regina conduz o leitor pelas lembranças, por soleiras de portas, pela vastidão do mundo. Asas libertas, às vezes uma só, a dar conta de sonhos. A reflexão poética de Regina Alonso, madura e sutil, transforma esta coletânea numa viagem encantada de metáforas e sonhos.”

O lançamento de circularidade será no dia 14 de abril, das 18h30min às 21h, no Espaço Sociocultural ROLIDEI, em noite de festa: brindes, autógrafos, música e palavras de Eunice Tomé, Flávio Amoreira, Alice Mesquita e Renato Di Renzo.

Convite anexo – espero que você, Ineide, Vera e outros mais do querido Jornal A TRIBUNA possam comparecer.

Sobre a autora

Regina Alonso é santista, pedagoga, escritora, membro da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios “Frei Gaspar da Madre de Deus”

Autora dos Livros

· OFÍCIO – Poesias, Litteris Editora, 2008.

· ONDAS VÃO E VEM, Haicais,ONG Catadora Dulcinéia 2009

· TÁBUA DE MARÉS, poesia Editora Costelas Felinas 2010

· OLHO POR OLHO, poesia Selo Sereia Ca(n)tadora 2011



Publicações: A Tribuna Santos, NippoBrasil SP e revistas literárias.



Alguns prêmios:



Conto 1º Lugar: MAPA CULTURAL PAULISTA 2007-2008;



Crônicas 1º Lugar II Concurso de Crônicas “Mário Covas Júnior”Santos/SP 2004



Haicai 1ºLugar:

XVI Encontro Brasileiro de Haicai(SP)2004;

Irati100Anos(PR)2006

3º Concurso Masuda Goga (SP) 2010;

IV Concurso Nacional Nenpuku Sato (PR) 2011



Poesia 1º Lugar:

VII Poesias e Trovas NACLIP Santos/SP 2001

Concurso Nacional Ambep (RJ) 2002, 2004 2010

IV Concurso Internacional de Prosa e Verso Ponta Grossa/PR 2002

III Concurso Nacional de Poesia RJ/RJ 2003

Poetas Caiçaras (Baixada Santista/SP) 2010



Exposições



FotoHaicai Fotos de Sérgio Furtado e haicais de Regina Alonso

Shopping Parque Balneário Santos/SP 2006



I e II Mostra de Artes Café com Letras – AMBEP Santos 2009 2010

Vestígios do Tempo: concepção e projeto – Haicais dos poetas do Grêmio Caminho das Águas - painéis artesanais com material reciclado: papelão, flores, folhas e sementes Aliança Francesa de Santos 2010



Ministra oficinas de literatura e organiza antologias com as produções: Café com Letras Ambep-Santos; Projeto Outras Palavras (ONG TAMTAM).

Palestras-oficinas: Sesc- Santos e Taubaté, CAMPS, UNISANTA, UNIP, ONG Heitor Ribas (SV)

Jurada de diversos concursos de Poesia e Haicai – SP/SP, PR-Curitiba e Irati

Outros Lançamentos para 2011:

Vento Noroeste, prosa e haicai – Editora AllPrint (previsto para junho)

Santos – Natureza e Arquitetura em FOTOPOEMAS Projeto selecionado pelo FACULT, aguardando encaminhamentos finais.

Nenhum comentário: