segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lançamento do livro "Vento Noroeste" de Regina Alonso




Regina Alonso: Muito feliz por lançar VENTO NOROESTE , meu segundo livro de haicai, agora prosa e poesia. Editado pela Editora ALLPRINT, o livro foi ilustrado pela fotógrafa sensível que é Christina Amorim. Delicada como sempre e levando a arte como parte de si mesma, Christina fez lindos painéis com as ilustrações do miolo e também com a arte da capa, de sua autoria: Folhas ao vento formando o símbolo do infinito...
Teruko Oda faz a apresentação de VENTO NOROESTE. Este livro começou a ser escrito há sete anos, quando inciei a leitura das viagens de Bashô, especialmente a tradução de Olga Savay de Sendas do Oku. Assim, o contato com Otávio Paz, Juan Tablada e outros que nos enriquecem com informações e colocações sobre a cultura, a poesia em geral e em especial, a japonesa. Inspirada, fui tecendo minha viagem "sem sair do lugar"... Não segui as regras do haibun(diários de viagem japoneses), apenas estabeleci a conversa entre os poemas(ilhas) e a prosa(mar). Na verdade além do mar, também navego através do vento noroeste da minha Santos e compartilho memória e encantamento!

De volta ao passado —

Pelas calçadas de Santos

Vento noroeste.




Apresentação





Há diários e há registros. Há anotações e há confissões. Alguns, abertos sem restrição. Outros, nem tanto.

Diários objetivos do que se fez ou acontece a cada dia. Anotações de despesas, de compras, de passeios. Registros de acontecimentos, de sensações, impressões e emoções em forma de poemas.

Há os diários íntimos, quase sempre escritos para o deleite de um único leitor — o próprio registrante.

Há, ainda, os diários de viagem, conhecidos pela designação japonesa haibun. Nesta categoria, estudiosos do assunto afirmam ser Oku no hosomichi, de Matsuo Bashô, poeta japonês do século 17, o mais famoso.

Popular entre os japoneses, mas ainda pouco praticado no Brasil, este Vento Noroeste, embora não tenha a pretensão de ser um haibun, e nem siga as orientações sugeridas para o gênero, pode ser lido como tal.

Vento Noroeste - viagem poética – sempre no mesmo lugar...

Narrativa leve e bem humorada de acontecimentos vivenciados pela autora e guardados na memória por algumas décadas. Uma retrospectiva cuja dinâmica, baseada na combinação de prosa e poesia, nos conduz pelas ruas e casas de Santos, sua cidade natal, onde reside até hoje.

Impregnado de vida e poesia, o passado, agora revisitado sob o olhar maduro da haicaísta Regina Alonso, vai se transformando em poemas do aqui e agora — fugaz momento de eternidade do tempo que foge implacável.

Na grande casa de ‘portas de correr’ Regina não mora mais... Mas,

Por entre os vitrais

Pôr do sol de primavera

colore as paredes.



As palavras, mesmo as nascidas no papel, criam asas. Libertam-se e voam em busca de seu próprio destino.



Que o futuro reserve para este Vento Noroeste a alegria de muitas mãos acolhedoras.



São Paulo, primavera de 2010.

Teruko Oda



Lançamento em São Paulo na Martins Fontes, Sábado, 2 de julho - veja o convite...

Em Santos, será lançado em agosto, no SESC-SANTOS durante as Comemorações do Aniversário do Grêmio Caminho das Águas, onde me iniciei com Teruko Oda, que me levou pelo bom caminho... Assim o convívio com os haijins no SESC, todo segundo sábado do mês... oficinas em escolas, ONGS, na praça do Aquário... os concurso e as premiações... o convite para ser jurada em outras cidades... o convite para o primeiro livro da haicai ONDAS VÃO E VEM, Coleção da Dulcinea Catadora, numa seleção de Teruko Oda. E agora, este VENTO NOROESTE... soprando forte (espero) no coração dos poetas!

Um comentário:

maria teresa disse...

obrigada pelo que nos dás! parabéns!
teresa