sábado, 24 de setembro de 2011

Nietzsche - ou do que é feito o arco dos violinos



Em comemoração ao Dia Nacional da Literatura, a Secretaria de Cultura de Santos convida para o lançamento do livro "Nietzsche - ou do que é feito o arco dos violinos" de Márcio Barreto, na Biblioteca Mario Faria as 19 hs no dia 12 de outubro.

Depois de "O Novo em Folha" (poesia) e "Atro Coração" (dramaturgia), Márcio Barreto escreve sobre a loucura, não em seu contexto patológico, mas como um campo propício para novas inspirações e idéias, onde valores e costumes são facilmente rompidos e a genialidade e a sabedoria misturam-se com universos muita vezes desconhecidos.

Nietzsche, importante filósofo alemão do sec. XIX, possuía grande paixão pela música, como vemos em O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música (1872), O Caso Wagner, um Problema para Músicos (maio-agosto 1888) e Nietzsche contra Wagner (dezembro 1888). De certo modo, a filosofia encontra na música um riquíssimo campo para reflexão. Poderíamos comparar, como faz a física quântica, a gênese do universo às cordas do violino quando vibram tocadas pelo arco. Parece loucura, mas acredita-se que as menores partes do universo agem assim, vibrando e criando a sua volta. Nietzsche enlouqueceu em janeiro de 1889, em Turim, quando seus olhos enevoados pela miopia se chocaram com o espancamento de um cavalo. Aos prantos deixou-se ficar abraçado comovido com seu sofrimento. Nunca mais esteve lúcido. O arco do violino é feito da crina do cavalo; antes da loucura Nietzsche era veemente contra a compaixão."

Todos os livros são produzidos artesanalmente. A Edições Caiçaras é inspirada na Sereia Cantadora de Ademir Demarchi em Santos e São Vicente, assim como a Dulcinéia Catadora de São Paulo e em diversas outras frentes de resistência literária pela América Latina que utilizam material reciclado para produzir livros, uma forma inventiva de circulação de idéias que possibilita a sobrevivência da literatura contemporânea.

Lançamento: "Nietzsche - ou do que é feito o arco dos violinos" - Márcio Barreto
Dia Nacional da Literatura
12/10 as 19 hs.
Biblioteca Mario Faria
Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n (Posto 6)- Santos /SP
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: