quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Wisnikianas - visões antropofágicas na ilha de São Vicente

 "Wisnikianas - visões antropofágicas na ilha de São Vicente" é um mergulho na obra do músico, compositor e pesquisador vicentino José Miguel Wisnik. A apresentação é composta por fragmentos de sua obra interligados por reflexões sobre a identidade cultural brasileira e sua gênese. São recortados do  universo desuas pesquisas o antropofagismo, o futebol, a literatura, a imigração e a miscigenação. O processo de montagem se desenvolve a partir dos desdobramentos da música-teatro de Gilberto Mendes, assim como dos  processos ligados à "arte contemporânea caiçara", onde procuramos ressaltar o minimalismo, a aleatoriedade, o hibridismo e a relação entre o ancestral e o contemporâneo utilizando-se da literatura, a dança, o vídeo, o teatro e a música.

O grupo de música contemporânea caiçara "Percutindo Mundos" - tem sua criação voltada a ressignificação de identidades culturais  através de paisagens sonoras que remetem à influência das culturas indígena, portuguesa e africana misturadas à urbanidade e ao cosmopolitismo. Sua música é caracteriza pela harmonia dos timbres, o minimalismo, a aleatoriedade e a melodia percussiva.


Formado em janeiro de 2008, o grupo tem se apresentado regularmente desde agosto de 2011 no SESC Bertioga com os espetáculos Universo em Movimento, Universo em Gentileza, Percutindo o Samba e Mundocorpo, além de se apresentar em São Paulo e Rio de Janeiro em  diversos eventos, tais como: 30 anos do Lira Paulistana (FUNARTE -  2 010), Bienal de Dança do SESC (2011), Cultura Livre SP e III Circuito Vozes do Corpo  (direção e concepção musical do espetáculo "Homo Ludens" - dança contemporânea - 2012), Virada Cultural e Virada Cultural Paulista  (2009, 2010 e 2011), Itinerâncias e Cine Clube Paraty (Casa da Cultura de Paraty /RJ - 2008 e 2011), além da criação e realização dos eventos culturais: Sarau Caiçara - Pinacoteca Benedito Calixto, Museu de Pesca e Vila de São Vicente (12 edições), I e II Mostra de Arte Contemporânea Caiçara (Casa da Frontaria Azulejada), Virada Caiçara (São Vicente), Encontro de Cultura Caiçara - Vila de São Vicente e Pinacoteca Benedito Calixto (3 edições), Itinerâncias - Encontro de Cultura Caiçara São Vicente Paraty (Casa da Cultura de Paraty /RJ).   Em sua linha de trabalho constam também palestras na UNESP (São Vicente), UNIFESP  (Santos), USP (São Paulo), Oficina Pagu (Santos) e Casa da Cultura de Paraty, abordando  temas relacionados à Arte Contemporânea Caiçara.

Com Márcio Barreto (voz, percussão e sopro), Célia Faustino (voz, percussão e dança), Jean Ferreira (voz, percussão e dança), Felipe Faustino (percussão), Léo Augusto (percussão), Bira Aljahara (voz e percussão), Robson Peres (viola erudita) e Bruno Davoglio (baixo).

Duração: 01 hora

Nenhum comentário: