segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Palestras sobre Eutonia com Célia Faustino

Palestras sobre Eutonia mostrarão os benefícios dessa prática de consciência corporal
por Márcia Costa


Célia Faustino (foto: Chris Amorim)
 A Eutonia é uma prática corporal que promove a consciência do indivíduo para cuidar melhor do corpo e da mente, a partir do equilíbrio do tônus (ou da energia). Os grandes benefícios dessa prática serão divulgados durante os meses de outubro e novembro pela eutonista e educadora corporal Célia Faustino, que levará para dois espaços de Santos uma palestra temática com entrada gratuita (veja datas e endereços abaixo).
No início do século XX a alemã Gerda Alexander criou a Eutonia. Seu sonho era ser bailarina, mas, aos 16 anos, uma febre reumática a levou a uma endocardite. Foi proibida de se exercitar, não podendo acelerar os batimentos cardíacos e nem a respiração. Passou a pesquisar um jeito de usar o corpo sem desgaste por meio do desenvolvimento da Eutonia, a partir de movimentos mínimos que realizava na cama. Viveu em plena atividade até os 86 anos.
A palavra Eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso. Célia Faustino, formada pela Escola Brasileira de Eutonia e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, é uma das poucas especialistas a difundir a prática na Baixada Santista. As aulas no Espaço de Consciência Corporal Célia Faustino consistem em momentos de atividade/passividade, observação do corpo para ampliar a percepção, o uso do toque, o movimento a partir da consciência dos ossos, através do uso de materiais como bambus, toras de madeira, bolinhas de tênis e almofadas.
Trata-se de um caminho preventivo, indicado para pessoas de todas as idades, já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Mas também é indicado como auxiliar na cura de vários problemas físicos e psicológicos. Em anos de trabalho, são vários os relatos de alunos que obtêm resultados positivos com a prática, como a cura e o alívio para tensões musculares, dores de coluna, insônia e depressão.

foto: Márcio Barreto

“A Eutonia promove a consciência óssea, isto é, trabalha o movimento a partir do conhecimento da estrutura esquelética. Ao invés de o indivíduo utilizar exclusivamente a força muscular, realiza uma maior economia de esforço”, explica a professora. A organização do corpo a partir dos ossos promove uma maior percepção do uso da musculatura esquelética, a musculatura que orienta e organiza a postura; e libera a musculatura dinâmica, a musculatura responsável pela ação dos movimentos. “O desenvolvimento da consciência óssea e do equilíbrio tônico muscular é uma preparação de grande importância para se diminuir as tensões físicas e emocionais profundas”.

foto: Márcio Barreto

À medida que conhece o corpo, o aluno aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis. O potencial terapêutico da Eutonia torna grande a sua abrangência, podendo ser aplicada tanto na área da terapia, da pedagogia como também na área artística, explica Célia, que também é bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança.


Palestra sobre Eutonia



A palestra "A consciência óssea: estrutura e força na organização corporal" abordará os seguintes tópicos: harmonização de tônus para obtenção de melhor qualidade de vida, sobre a importância do toque (atenção e presença), espaço interno e volume (fluxo de energia) e movimento eutônico (individualidade e criatividade). Mais informações sobre a prática em www.eutonia.org.br.

Datas e locais das palestras:
06/10 – Pinacoteca Benedicto Calixto, das 16h às 18h
20/10 e 24/11 – Orquidário de Santos, das 16h às 18h

Contatos:
(13) 3227-3790, celiafaust@yahoo.com.br

Nenhum comentário: